No ano em que a Usiminas completa 60 anos, a intenção é avançar com os objetivos da Agenda ESG, no social, e reforçar a atuação da companhia como agente de desenvolvimento nas comunidades. Já são mais de dois mil projetos apoiados pela companhia ao longo de quase 30 anos, direcionando recursos para diversas ações locais.

 

A Usiminas entende a importância do diálogo entre empresa, gestão pública e comunidade e irá selecionar projetos alinhados às demandas de cada município. Os projetos devem valorizar a diversidade cultural, os patrimônios material e imaterial das localidades, além de promover a saúde e o bem-estar físico, mental, social das pessoas e o desenvolvimento local de forma sustentável.

 

Muito além de estar presente em toda a cadeia de produção do aço, a Usiminas quer estar conectada com as pessoas que fazem a transformação da nossa sociedade, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e construindo o presente e um futuro melhor para todos.

O edital de projetos incentivados vai priorizar as propostas aderentes aos focos de atuação social das empresas Usiminas, que são:



Cultura e patrimônio

Valorizar a diversidade cultural e o patrimônio material e imaterial das localidades onde estamos presentes.


Acreditamos na força da cultura e na importância da identidade de cada território. Por isso buscamos iniciativas que potencializem a arte, a história e os valores das comunidades.

Estimular a realização de atividades que contribuam para melhorar a qualidade de vida e promovam a cidadania e inclusão social.


Vamos investir em ações que utilizem do potencial do esporte como ferramenta de promoção da saúde e do bem-estar físico, mental e social, em suas diversas modalidades.

Esporte e saúde
Comunidades sustentáveis

Contribuir para promover o desenvolvimento local e para reduzir as desigualdades sociais.


Sabemos da importância de qualificar e envolver a sociedade na realização de ações estruturantes que impulsionem o desenvolvimento da região. Para que isso aconteça queremos estar conectados a iniciativas que promovam a formação e estimulem o protagonismo de instituições e agentes, frente às demandas de seus territórios.

Serão selecionados projetos aprovados nos seguintes mecanismos de incentivo:

  • Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet - Artigo 18)
  • Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
  • Lei Federal de Incentivo ao Esporte
  • Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais (Minas Esportiva)
  • FIA - Fundo para Infância e Adolescência
  • Fundo do Idoso

O período de inscrição é de 16 de setembro a 24 de outubro de 2022.

Confira as regras e orientações para o envio do projeto

Regulamento

Edital de Projetos Incentivados

Clique aqui e inscreva-se

Edital para Conselhos e Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso

Clique aqui e inscreva-se

Tem alguma dúvida ou sugestão?


Clique aqui e veja as dúvidas frequentes